Capa do site Informações gerais Regulamento Regulamento Mostratec Junior Inscrições Notícias Dúvidas Entre em contato Visite nosso Facebbok Twitter Mais informações Faça sua inscrição
VER TODAS
10/09/2014 - 9:11
Xadrez e Tênis de Mesa fizeram a Abertura dos Jogos Mostratec


Ciência e Esporte num mesmo espaço. Esta é a ideia dos Jogos Mostratec, evento paralelo à Mostratec, que teve suas primeiras disputas nos domingo, dia 20 de outubro. E as modalidades escolhidas para a estreia na competição foram o xadrez e o tênis de mesa.

Tênis de Mesa

Os jogos de tênis de mesa começaram às 9 horas, no Ginásio Municipal de Novo Hamburgo, localizado junto à Fenac. O evento também marcou a reabertura do espaço que ficou dois anos fechado para reformas. Num esforço coletivo da Prefeitura de Novo Hamburgo, Fenac e Fundação Liberato, o Ginásio está novamente disponível para a comunidade.

As partidas reuniram cerca de 50 jogadores, distribuídos em 9 categorias, desde o sub 11 até os veteranos. Atletas federados e estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências num esporte ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas.

Cinco grupos de atletas estavam representados:

Sogipa (Porto Alegre) – 16 atletas, de 8 a 64 anos.
ACENB (Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira - Ivoti) – 12 atletas, de 8 a 48 anos.
Gustavo Schreiber (São Leopoldo) – 10 atletas, de 12 a 43 anos.
A/Rampa (Associação Regional de Deficientes Físicos – Caxias do Sul) – 6 atletas, de 11 a 43 anos.
Fundação Liberato (Novo Hamburgo) – 4 atletas, de 16 e 17 anos.

Na disputa pela eficiência, Gustavo Schreiber ficou em primeiro, seguido pela ACENB e em terceiro a Sogipa. Destaque para a competidora Daniela Yano, de 13 anos, atual vice-campeã sul-americana individual e campeã latino-americana de duplas mistas. Nos Jogos Mostratec, ele jogos na categoria adulta, mas acabou sendo eliminada do triangular final e ficou fora do pódio.

A coordenação técnica da competição foi do professor Jorge Fank.

Xadrez

As rodadas de xadrez aconteceram nos Pavilhões da Fenac. Mais de 90 competidores participaram em 7 categorias diferentes, do sub 8 aos veteranos.

As competições de xadrez são uma tradição nos Jogos Mostratec. Eles ocorrem há muitos anos e acabam sempre promovendo um verdadeiro encontro de gerações. Os professores Homero Araújo Gomes e Adair Scwambach, precursores da modalidade na Fundação Liberato, estavam participando mais uma vez, mostrando que o amor pelo esporte não tem idade. Junto a eles, 23 alunos da Escola Municipal Affonso Penna, de Novo Hamburgo, também vieram competir. Orientados pela professora Cidônia de Miranda. Eles representavam o grupo mais jovem presente, com atletas das categorias sub 6 até a sub 12.

Além dos atletas que se inscreveram individualmente, participaram repersentantes do Colégio Tiradentes (Porto Alegre), do Colégio Sinodal (Novo Hamburgo, São Leopoldo e Portão), ProJovem (Lomba Grande), Liberato (Novo Hamburgo) e Colégio Marista Graças (Viamão).

A coordenação técnica da competição foi do professor Marcelo Konrath.

Os Jogos Mostratec são coordenados pelo professor Marlon Lucchinni e têm o patrocínio da Universidade Feevale e da Fisk São Leopoldo e o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, da Federação Gaúcha de Xadrez, da Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul.











    APOIO