Capa do site Informações gerais Regulamento Regulamento Mostratec Junior Inscrições Notícias Dúvidas Entre em contato Visite nosso Facebbok Twitter Mais informações Faça sua inscrição
VER TODAS
10/09/2014 - 9:10
Jogos Mostratec abre espaço para o esporte na Mostratec 2013


Durante cinco dias, o ginásio da Fenac foi tomado por centenas de atletas de todas as idades que participaram das competições do Jogos Mostratec 2013, o evento paralelo à Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que junta ciência e esporte no mesmo espaço.

O primeiro dia recebeu o tênis de mesa e o xadrez. Para o tênis, cerca de 50 competidores participaram, representando suas escolas: a Sogipa, de Porto Alegre, trouxe 16 atletas, de 8 a 64 anos, a ACENB (Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira), de Ivoti, 12 atletas, de 8 a 48 anos, o colégio Gustavo Schreiber, de São Leopoldo, 10 atletas, de 12 a 43 anos, A/Rampa (Associação Regional de Deficientes Físicos), de Caxias do Sul, 6 atletas, de 11 a 43 anos e a Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, 4 atletas, de 16 e 17 anos.
Na competição de xadrez, mais de 90 competidores participaram em 7 categorias diferentes, do sub 8 aos veteranos. Os professores Homero Araújo Gomes e Adair Scwambach, precursores da modalidade na Fundação Liberato, estavam participando mais uma vez, mostrando que o amor pelo esporte não tem idade. Junto a eles, 23 alunos da Escola Municipal Affonso Penna, de Novo Hamburgo, também vieram competir. Eles representavam o grupo mais jovem presente, com atletas das categorias sub 6 até a sub 12. Além dos atletas que se inscreveram individualmente, participaram representantes do Colégio Tiradentes (Porto Alegre), do Colégio Sinodal (Novo Hamburgo, São Leopoldo e Portão), ProJovem (Lomba Grande), Liberato (Novo Hamburgo) e Colégio Marista Graças (Viamão).
A partir do segundo dia, 21 de outubro, os esportes em equipe tiveram vez no Jogos Mostratec, começando pelo vôlei masculino, em que cinco escolas de três municípios da região participaram do torneio: E.E.E.M Caic Madezzatti e Escola Estadual Emílio Sander, de São Leopoldo, Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha e Feevale Escola de Aplicação, de Novo Hamburgo, e E.E.E.M. Jacob Hoff, de Harmonia.

No dia 22, reservado para o vôlei feminino, as escolas Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, Feevale Escola de Aplicação, 8 de setembro, Santa Teresinha, A.J. Renner e Instituto de Educação Ivoti levaram suas atletas para competir no torneio que tem como objetivo principal a confraternização das instituições de ensino através do esporte.
Na quarta-feira, dia 23, foi a vez do futsal masculino, onde dezenove escolas de diversas cidades da região trouxeram seus times para participar do torneio, foram elas: Osvaldo Aranha, Frederico Schmidt, CAIC Madezzatti, Cenescista Estância Velha, Santa Teresinha, Mathias Schultz, Feevale, PV sinos, Vila Becker, 8 de setembro, São Luís, Ignácio Plangg, Santa Catarina, Liberato, Boa Saúde, Wolfram Metzler, Rio Branco, Eugênio Ritzel e Alberto Pasqualini.

O último dia de Jogos Mostratec viu duas competições: a de futsal internacional, pela manhã e a de futsal feminino, à tarde. O primeiro envolveu os expositores da Mostratec, que se inscreveram para representar seus países e provar que o esporte é mesmo um símbolo de união entre os povos, cinco times participaram da competição, entre eles o Brasil, o Paraguai e a Colômbia, mas o destaque ficou para o Casaquistão, que conseguiu formar duas equipes, Astana e KZ. Depois, meninas de 12 escolas se juntaram para competir, participaram os colégios Wolfram Metzler, Gustavo Schreiber, Feevale, Ignácio Plangg, Santa Catarina, Osvaldo Aranha, 8 de Setembro, Rio Branco, Vila Becker, Tupandi, Liberato e Seno F. Ludwig.

Confira o resultado das disputas em equipe do Jogos Mostratec:
Vôlei Masculino
1º - Fundação Liberato
2º - Feevale Escola de Aplicação
3º - Escola Emílio Sander

Vôlei Feminino
1º - Colégio Estadual 8 de Setembro
2º - Escola A.J. Renner
3º - Instituto de Educação Ivoti
Futsal Masculino
1º - Colégio Vila Becker
2º - Colégio 8 de Setembro
3º - Escola Sen. Alberto Pasqualini
Futsal Internacional
1º - Casaquistão – Astana
2º - Casaquistão – KZ
3º - Brasil – Liberato

Futsal Feminino
1º - Colégio Gustavo Schreiber
2º - Colégio Wolfram Metzler
3º - Colégio 8 de setembro

Além disso, o evento também marcou a reabertura do espaço que ficou dois anos fechado para reformas. Num esforço coletivo da Prefeitura de Novo Hamburgo, Fenac e Fundação Liberato, o Ginásio Alberto Mossmann está novamente disponível para a comunidade.
Os Jogos Mostratec foram coordenados pelo professor Marlon Lucchinni e têm o patrocínio da Universidade Feevale e da Fisk São Leopoldo e o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, da Federação Gaúcha de Xadrez, da Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul.











    APOIO